quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sistema de Arquivos do Mac Os


NFS – Network File System

 É um sistema de arquivos criado com o objetivo de compartilhar arquivos e diretórios entre computadores de rede. Usando NFS, os usuários e programas podem acessar arquivos em sistemas remotos quase como se fossem arquivos locais. O NFS funciona da seguinte forma: um servidor e um cliente (ou mais clientes). O servidor exporta um determinado diretório ou arquivo para que seus clientes acessem remotamente como de fosse um arquivo local.

Vantagens: Amplia a disponibilidade da informação.

Desvantagens: Troca de informações através de uma rede, tornando-a vulnerável.

UFS – Unix File System


 Blocos reservados no início da partição (área de root), um superbloco e uma coleção de grupos de cilindros formam o UFS. Dentre outras coisas, cada grupo de cilindros possui i-nodes que armazenam as características das informações gravadas. Os i-nodes são enumerados sequencialmente. Após o surgimento do UFS, diversas melhorias foram implementadas e com o UFS2 veio a inicialização preguiçosa dos i-nodes, tornando-o muito mais rápido.
É utilizado e várias distribuições Unix e derivados.

Vantagens: Utiliza Soft Updates em alternativa ao journaling, que oferece como vantagem a possibilidade de se remontar imediatamente um volume (após um crash, por exemplo) por não ter um log de resposta a ser analisado como o .journal.

Desvantagens: A versão inicial, por ter sido desenvolvida a muito tempo, é bastante limitada no quesito limitação de tamanho de alocação.

HFS – Hierarchical File System


 Todos os dispositivos de armazenamento (exceto floppy) são organizados em volumes contendo quatro tipos de itens: arquivos, diretórios, diretórios thread e arquivos thread. Um catálogo de gravação é criado para cada informação (análogo ao i-node no UFS). Todo arquivo tem um número de identificação (similar à numeração do i-node no UFS).
É utilizado nos computadores Machintosh.

Vantagens: É o file system padrão do Mac, sendo assim, é recomendável a utilização do mesmo em sua versão mais recente (HFS+) que oferece diversas melhorias em relação ao seu antecessor e suporta jornailing.

Desvantagens: Limita-se a plataforma Machintosh, não podendo ser portado para PCs.


Postado por: Raquel Vilione
Fonte: http://x22univale.wordpress.com/2011/12/29/filesystem-sistemas-de-arquivos-varias-siglas-um-unico-resumo/

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


A Apple liberou em 4/10, a atualização OS X 10.8.2 para o mais recente sistema do Mac, o Mountain Lion.
Com o nome de Supplemental Update 1.0 (algo como Update Suplementar, em tradução livre), a atualização é recomendada para todos os usuários, segundo a própria Apple.
De acordo com a companhia de Cupertino, o update soluciona três bugs do sistema: um problema com caracteres japoneses no Mail, outro com o Safari ao acessar sites com os Controles de Pais habilitados, além de um mais sério que pode evitar que Macs com mais de 64GB de RAM façam a inicialização de maneira correta.
Aparentemente, as atualizações não foram significativas o bastante para receber um número próprio no sistema.
Vale notar que o update está disponível pela Mac App Store e pelo site da Apple. Ele “pesa” cerca de 30MB e exige que a máquina seja reiniciada para a instalação.
Além disso, a Apple também lançou no mesmo dia outra atualização menor, mas para o antecessor Lion. Chamado de OS X Lion 10.7.5 Supplemental Update, o update do sistema lançado em 2011 é ainda menor e resolve dois problemas: um que pode fazer com que os backups pelo Time Machine demorem muito para serem completados e outro que evita que determinados aplicativo assinados com um Developer ID sejam abertos normalmente.

Fonte: http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2012/10/05/atualizacoes-menores-corrigem-bugs-dos-sistemas-lion-e-mountain-lion/

Postado por: Thayná Fagundes

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

-->

Um ano sem Steve Jobs (1955-2011)





Há exatamente um ano, Steve Jobs, fundador e força criativa por trás da Apple, morreu após uma longa batalha contra um raro tipo de câncer do pâncreas. Deixou um legado só comparável ao de gênios que aparecem de tempos em tempos sobre a Terra. Ele foi diretamente responsável, por exemplo, por aproximar tecnologia e usuário comum, dando forma a um computador pessoal, por revolucionar o negócio da música, dar impulso ao mercado de smartphones e praticamente inventar aplicativos para esses dispositivos.
Também teve coragem de dar forma a um "leitor" de mídia que há muito era ensaiado por empresas de tecnologia e, de quebra, empurrou adiante o setor de animação para o cinema. Por isso, temos como Mac, iPod, iPhone, iPad e Toy Story ficarão marcados na história.
A saída de cena de Jobs – que não era engenheiro, convém lembrar – deixou um vácuo no setor de tecnologia. Ou melhor, deixou vago o posto de criador e inventor (de produtos e mercados) e também o de realizador de sonhos. Onde estão seu carisma, rigor, capacidade de inovar, paixão pelo trabalho e liderança? Aspirantes ao cargo não faltam. Mas é consenso que não há à vista uma figura que reúna todas as suas qualidades.
O site oficial da Apple publicou um vídeo em homenagem ao aniversário da morte de Steve Jobs nesta sexta-feira (5). O vídeo, chamado de "Remembering Steve" (Lembrando Steve, em tradução), mostra imagens da vida do cofindador da Apple com frases de apresentações dos produtos da empresa em momentos como o anúncio do iPod e do iPhone (clique aqui para acessar, em inglês).

A homenagem ainda mostra fotos de Jobs mais novo e em outros momentos dentro da empresa.
Após o vídeo, há uma mensagem de Tim Cook, presidente da Apple, que diz que o dia em que Jobs morreu "foi muito difícil para todos nós".

Leia a íntegra da carta de Tim Cook:
"A morte de Steve há um ano foi um período triste e difícil para todos nós. Espero que hoje todos reflitam sobre sua vida extraordinária e nas muitas maneiras como ele fez o mundo ser um lugar melhor.
Um dos grandes presentes que Steve deu ao mundo é a Apple. Nenhuma companhia inspirou tanta criatividade ou elevou tanto os padrões como ela. Nossos valores originaram de Steve e seu espírito será para sempre a fundação da Apple. Compartilhamos este grande previlégio e a responsabilidade de carregar seu legado ao futuro.
Sou incrivelmente orgulhoso do trabalho que estamos fazendo, entregando produtos que nossos consumidores amam e sonham com os novos que irão deixá-los felizes nos próximos anos. É um maravilhoso tributo à memória de Steve e tudo o que ele lutou.
Tim"
 

Carta de Tim Cook em homenagem a Jobs foi publicada no site da Apple (Foto: Reprodução)




Postado por: Kelly de Castro.

Fontes:  http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/10/apple-faz-homenagem-no-aniversario-da-morte-de-steve-jobs.html 
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/um-ano-sem-steve-jobs-quem-e-novo-no-setor-de-tecnologia 





segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Continuação 11 novidades Mac Os X Mountain Lion


Continuação 11 novidades do Mac OS X Mountain Lion


6. Notas


Agora as anotações feitas no iPhone não precisam ser compartilhadas por e-mail sempre que o usuário quiser sincronizá-la no computador ou algum outro serviço.
O Mountain Lion também terá o app de Notas nativo, por onde será possível sincronizar as anotações do smartphone com o PC. Ele ainda vem com algumas opções extras, como a possibilidade de pendurar as notas no desktop ou até arrastar e soltar imagens para elas e compartilhar com outras pessoas.

7. iCloud

A Apple não deixou de enxergar o sucesso do Dropbox, e tornará possível o compartilhamento de arquivos na nuvem entre o Mac e iOS. Contudo, ainda não haverá como navegar pelos documentos sincronizados como em uma pasta.

8. Gatekeeper

Depois da infestação do malware Flashback em milhares de Macs nesse ano ficou bem claro que é preciso ter pelo menos um app de segurança no Mac.
O Gatekeeper funcionará como uma barreira de segurança para evitar downloads de arquivos maliciosos.
Nele será possível escolher entre três níveis diferentes de download: qualquer tipo, apenas programas da App Store, ou software de desenvolvedores confiáveis junto com os da App Store.

9. Game Center



Gamers de plantão poderão desfrutar do Game Center também nas telas do Mac. Para utilizá-lo, basta conectar-se aos mesmos amigos e números do smartphone.

10. Compartilhamento

Outra função nativa do iOS. O pequeno ícone com uma seta também estará presente no Mac, possibilitando o envio de e-mails com notas, upload de vídeos e tuítes, e diversas outras opções.

11. Atualizações

As atualizações do OS X passarão a ser anuais, assim como já acontece no iOS. Assim ambos os sistemas passarão a evoluir em conjunto, tornando-se, mais tarde, em uma só plataforma.


postado por:Tayná Trindade