quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Os MAC's Felinos, RAWR!

O Mac OS X é o sistema operacional dos computadores da Apple e está na sua versão 10.7. As suas versões são apelidadas por nomes de felinos. Veja, a seguir, os nomes das versões:

Mac OS X v10.0 “Cheetah”
Esta foi a primeira versão do Mac OS X, lançado no dia 24 de março de 2001. Foi uma grande inovação nos sistemas operacionais da Apple por substituir o System que era considerado um clássico da Macintosh. Apresentou um novo conceito de código muito diferente dos modelos anteriores da Aple, o novo múcleo Darwin Unix-like e um novo sistema de administração de memória. Os computadores compatíveis com o novo sistema operacional eram o Power Macintosh G3, G3 B&W, G4, G4 Cube, iMac, PowerBook G3, PowerBook G4 e o iBook. Era necessário no mínimo, uma memória de 64 MB, mas o recomendado era de 128 MB. Um espaço no disco rígido de no mínimo 800 MB, mas o recomendado era de 1.5 GB.

Mac OS X v10.1 “Puma”
Segunda versão do Mac OS X, lançado no dia 25 de setembro de 2001, substituindo o Mac OS X v10.0 “Cheetah” como uma atualização dele sem nenhum custo distribuído pelos empregados da Apple e depois para os usuários do Macintosh em 25 de outubro do mesmo ano em que foi lançado. Esse sistema operacional foi mehor recebido que o Mac OS X v10.0 “Cheetah”, mas foi muito criticado pelos excessos de defeitos e falta de alguns recursos dos sistemas operacionais anteriores. Os computadores compatíveis com o sistema operacional Puma eram o Power Mac G3, G4, G4 Cube, iMac G3, DV, PowerBook, or iBook.

Mac OS X v10.2 “Jaguar”
Terceira versão do Mac OS X para desktop e servidores da série Mac OS X. O Jaguar foi lançado no dia 23 de agosto de 2002, substituindo o Mac OS X v10.1 “Puma”. O sistema operacional foi bem aceito pelos usuários por causa do avanço na estabilidade e velocidade do sistema, mas alguns ainda criticaram o sistema, pois diziam que ainda haviam muito o que arrumar e que a Apple não havia criado um sistema operacional muito amigável para o usuário. A partir do Jaguar, os sistemas operacionais da Apple começaram a ser anunciados no mercado pelos seus codinomes. Os computadores compatíveis com o Jaguar eram o Power Mac G3, G4, e os novos Power Mac G5, iMac, eMac, PowerBook G3 ou G4, ou iBook computer. Também era necessário uma quantia de memória RAM de 128 megabytes (Embora seja recomendado o uso de 256MB a 512MB, pois muitas pessoas que usaram Mac OS X v10.2.8 notavam que apenas o sistema operacional pode consumir de 96MB a 200MB). E um processador do tipo PowerPC G3, G4 ou G5.

Mac OS X v10.3 “Panther”
Quarta versão do Mac OS X da Apple para desktop e servidor. Foi lançado no dia 24 de outubro de 2003, substituindo o Jaguar. Os processadores compatíveis com o Panther eram o PowerPC G3, G4, ou G5. Também eram necessários um USB embutido, pelo menos 128 MB de RAM, 1.5 GB de espaço no disco rígido disponível, drive de CD, acesso a Internet com um provedor compatível; é necessário ter um iDisk e uma conta iMac.

Mac OS X v10.3 “Tiger”
Quinta versão do Mac OS X, foi lançado em 29 de abril de 2005, substituindo o Panther. Um dos seus novos recursos eram o Spotlight, sistema de busca, nova versão do navegador Safari, Dashboard, novo tema unificado e suporte aperfeiçoado para uso em processadores 64 bits. O Tiger foi a primeira versão do Mac OS X a trabalhar com máquinas Apple. A empresa diz que Tiger foi a versão mais bem sucedida da Mac OS X.

Mac OS X v10.3 “Leopard”
Sexta versão do Mac OS X, foi lançado no dia 26 de outubro de 2007, substituindo o Mac OS X v10.3 “Tiger” e esteve disponível em duas variantes: uma desktop, adequada para computadores pessoais e outra para servidor, Mac OS X Server. A Apple afirma que o Leopard possui mais de 300 melhorias, desde o núcleo do sistema operacional até componentes incluídos em aplicações e ferramentas para desenvolvedores. Ele traz um novo Dock, um Menu Bar. Possui suporte para escrita de 64-bit, um backup automático com um utilitário chamado Time Machine, suporte a Spotlight para buscas em várias máquinas e a inclusão do Front Row e o Photo Booth.

Mac OS X v10.3 “Snow Leopard”
Sétima versão do Mac OS X, foi lançado na última semana de agosto de 2009 como um sucessor do Leopard e uma versão de atualização disponível para os usuários dele por $29. O Snow Leopard se focou em performance, eficiência e menor consumo de energia ao invés de trazer novas funcionalidades para o usuário. Foi o primeiro Mac OS desde o System 7.1.2 a não suportar a arquitetura PowerPC, abandonado em virtude da nova linha de produtos baseados em Intel. Requisitos do Snow Leopard A Apple afirma os seguintes requisitos do sistema Snow Leopard, embora, para algumas aplicações específicas, tais como QuickTime H.264, aceleração de hardware e suporte OpenCL, seja necessário um processador de GPU (Nvidia 8600M GT ou superior): Computador Mac com um processador Intel (IA32 processadores como “Core Solo” e “Core Duo” serão limitados a 32 bits; a próxima arquitetura de processadores x86-64 será capaz de operar em modo 64 bits) 1 GB de memória RAM 5 GB de espaço em disco Unidade de DVD (interno, externo ou compartilhado). Pelo menos 5 GB de espaço em disco disponível, ou 12 GB de espaço em disco o usuário desejar instalar as ferramentas de desenvolvimento. O Snow Leopard não suportará Macs PowerPC (como Power Macs, PowerBooks, iBooks, iMacs e Mac minis fabricados antes de 2006).
Mac OS X "Mountain Lion"
O OS X Mountain Lion (atual) é muito mais que uma atualização de versão, ele é o primeiro passo da Apple no caminho integração completa de seu ecossistema, onde, com a ajuda do iCloud, o Mac, o iPhone, iPad e o iPod touch passam a fornecer serviços e aplicativos em comum. 
OS X Mountain Lion é o novo sistema operacional da Apple. Nessa versão todas as funções que fizeram sucesso no iPhone, iPad e do iPod touch estão disponíveis no Mac. Agora você pode enviar mensagens pelo iMessages, colocar o seu Mac no Game Center, receber notificações e muito mais. Enfim, todas as características que consagraram o sistema no Desktop estão finalmente reunidas com as principais funcionalidades do IOS.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

OS X - Me diga o que tu tens!

Acessibilidade
   O OS X vem de fábrica com várias tecnologias específicas que ajudam pessoas com deficiências a aproveitar tudo o que o Mac tem para oferecer, inclusive recursos que você não irá encontrar em outro sistema operacional. Por exemplo, a tecnologia integrada de leitura de tela VoiceOver, disponível em mais de 20 idiomas, permite que as pessoas cegas ou com problemas de visão controlem seus computadores usando comandos de teclas e movimentos no trackpad Multi-Touch. Além disso, o OS X oferece suporte a mais de 40 monitores braille, inclusive Bluetooth e vários outros recursos de acessibilidade como ampliação dinâmica da tela, reprodução de legendas ocultas e tela que muda de tamanho.
 

Segurança
    Todo Mac vem com tecnologias avançadas e poderosas que funcionam juntas organizando, codificando, atualizando e, em última instância, deixando o seu Mac mais seguro. Para os novatos, o OS X foi desenvolvido sob um comprovado e seguro alicerce UNIX. Vem com vários recursos destinados a proteger o seu Mac e as informações contida nele. Com o Gatekeeper, é mais seguro baixar e instalar apps. Já o FileVault protege os dados com criptografia poderosa. Buscar meu Mac ajuda a localizar o seu Mac perdido em um mapa, definir uma senha de maneira remota e muito mais. Configurações de privacidade que podem ser personalizadas ajudam a manter as suas informações pessoais sob controle. Qual é a melhor forma de manter o seu Mac atualizado com os recursos mais recentes de segurança? Basta um clique para instalar as atualizações de software. 


Mission Control

Área de trabalho
   No Mac, tudo está à disposição na ponta dos seus dedos, exatamente onde você precisa. O Dock é um lugar prático para todos os seus apps favoritos. De lá você abre seus apps e alterna entre eles com rapidez. Mas se o app que você quer não estiver no Dock, você vai encontrá-lo no Launchpad. Vá até lá para ver todos os apps do seu Mac em tela cheia e organize-os como preferir. Já o Mission Control traz um quadro detalhado de todas as janelas abertas, para que você possa acompanhar tudo o que estiver acontecendo. O OS X oferece amplo suporte do sistema aos apps em tela cheia que aproveitam cada polegada da tela do seu Mac. Você pode ter vários apps em tela cheia abertos ao mesmo tempo, e vários apps em janelas. É muito fácil alternar entre tela cheia e tela normal.     



Gráficos
   Ele é desenvolvido sob um sólido e comprovado alicerce UNIX, que fornece estabilidade inigualável, desempenho excelente, ambiente gráfico fantástico e suporte aos padrões líderes de mercado em Internet. Além disso, o excelente desempenho gráfico do OS X permite que aplicativos como o Aperture e o Final Cut Pro ofereçam recursos de edição de fotos e vídeos nunca vistos. Os computadores Mac vêm com as tecnologias mais recentes e o OS X foi criado para aproveitar cada uma delas. 


Hardware e software feitos um para o outro.
    Como os softwares presentes em cada Mac foram desen-volvidos pela mesma empresa que faz o próprio Mac, você tem um sistema totalmente integrado. O OS X trabalha em conjunto com o processador do seu Mac para viabilizar o melhor desempenho possível. Funciona com o trackpad Multi-Touch dos notebooks Mac, uma combinação muito natural. O Power Nap aproveita as vantagens do hardware do Mac para deixar o sistema todo atualizado durante o repouso. O OS X ajuda a aumentar a duração da bateria, trabalhando com os sensores internos do computador para diminuir o brilho da tela em condições de baixa luminosidade e até regulando a atividade do processador entre as teclas pressionadas.








Postado por: Felipe Gonzalez de Oliveira.
Fonte: Apple

Ambiente Virtual - Mac OS X Lion

    Que tal experimentar o sistema Mac Os X Lion ? Hoje temos aplicativos capazes de simular ambientes virtuais dentro do Windows ou Linux. Hoje eu posso usar mais de um sistema operacional simultaneamente, sem a necessidade de ter grandes conhecimentos tecnológicos. 
  Utilizando um software chamado Vmware é possível "executar" uma imagem (.vmware) criada para ser utilizada por este programa, é como um sistema em um único arquivo, sem ter que formatar o computador para usar outro sistema.

  Segue um video tutorial(simples) de como proceder para utilizar a imagem do Lion, infelizmente é em inglês e sem legenda, mas como já foi dito anteriormente, não é necessário ser um "hacker". 

**É necessário ter o aplicativo Vmware instalado na máquina, recomendo VMware Workstation 8 por ser mais completo e possibilitando a utilização de certos recursos como o iCloud.
 
  Assistir em tela cheia e selicionar Qualidade, 480p.

 Tendo instalado o VMware Workstation 8, só precisa abrir a imagem contida na pasta, caso seja necessário, alterar algumas configuração antes de rodar a imagem como limitar o espaço utilizado e/ou fornecer mais memória para o Lion. Pequenos ajustes devem ser feitos conforme suas necessidades e conhecimentos. Eu testei e aprovei! O sistema é muito "limpo", fácil de usar e com os principais recursos bem acessíveis. 

Conheço quem trabalha com Mac Os X e só ouvi elogios, mas o interessante é saber que ele não funciona tão "suave" num computador comum e pode até ficar mais lento em comparação com uma maquina Apple com o sistema instalado


Download da Imagem, via torrent, Aqui
Caso não possua Gerenciador de torrent Aqui(Utorrent - Baixaki)


Publicado por : Felipe Gonzalez de Oliveira
Fontes: Video Tutorial e imagem - http://www.souldevteam.net/
            Aplicativos - Vmware, Utorrent 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

11 Novidades do Mac Os X Mountain Lion


     A partir de hoje, usuários de Mac já podem baixar a nova versão OS X Mountain Lion por 20 dólares.
     Desenvolvido para se aproximar cada vez mais do iOS, para iPhone e iPad, o Mountain Lion traz mais sincronia com os smartphones e tablets da Apple e 11 novidades de apps bem bacanas. Confira quais são elas:


Segundo O site info.abril.com.br 11 Novidades do Mac Os X Mountain Lion:
1. AirPlay

   Algo muito esperado pelos usuários era a possibilidade de espelhar a tela do Mac em uma TV com a Apple TV. O espelhamento da tela poderá ser feito com qualidade de vídeo até 720p e áudio em estéreo.
 

2. Mensagens
O novo aplicativo Mensagens surge para substituir o iChat. Nele, usuários poderão trocar mensagens com outros aparelhos iOS direto pelo computador.
 

 O melhor de tudo é que o app também terá suporte ao Gtalk e a outros sistemas de mensagens instantâneas. Além disso, ele ainda terá integração com o app Facetime.
 

 Tudo isso só mostra que, no futuro, a Apple deve integrar seus serviços de mensagem em um só lugar, colocando o iMessage, iChat e Facetime em extinção.

3. Central de Notificações
   Lançado no ano passado com o iOS 5, a Central de Notificações mostrou que veio para ficar. Dessa vez, ela também estará presente nas telinhas do Mac.
  O sistema não é muito diferente da plataforma para iPhone. Haverá um menu com todas as notificações de redes sociais e e-mails, com direito a banners de cada atualização.
 

4. Twitter
  A rede social estará presente em todos os sentidos no novo sistema operacional. Será possível compartilhar conteúdos e fotos direto do iPhoto ou Safari na web.

O aplicativo também terá suporte à nova central de notificações, e exibirá alertas sempre que uma nova mensagem ou menção for direcionada ao usuário.
 

5. Lembretes
  Também oriundo do iOS 5, o app de Lembretes funcionará exatamente da mesma maneira que no smartphone. Ele permitirá a criação de listas de tarefas, com opção para marcar datas e receber alertas. Aparentemente, ele possui a mesma base do iCal, que provavelmente irá sumir do sistema.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PowerBook G3


1997

Lançamento do PowerBook G3, o primeiro notebook da Apple com o processador PowerPC G3, que foi produzido pela empresa até o ano de 2000.
1998
Um ano anos após o retorno de Steve Jobs, e após passar por sérias dificuldades financeiras e ficar a ponto de fechar, a Apple lança o primeiro iMac, um computador que unia monitor e torre num só objeto, com design inovador, cores vivas e atrativos suficientes para atrair um público mais jovem. Uma grande cartada para popularizar ainda mais a marca.
1999
Seguindo a mesma linha do iMac, a Apple lança o iBook, um notebook que acompanha as características do irmão não-portátil, de design inovador e cores fortes, mas com especificações técnicas e preços um pouco menores que os portáteis PowerBooks.


Fonte: TechTudo
Postado por: Tayná Trindade

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Periféricos;

"Os dispositivos, ou periféricos, permitem a comunicação entre o computador e o exterior."

Existem três tipos de dispositivos:


Entrada (input) – Os dispositivos de entrada permitem que o utilizador envie informação ao computador. Exemplos: Scanner, mouse, teclado, joystick e webcam.

Saída (output) – Os dispositivos de saída permitem enviar informação do computador para o exterior. Exemplo: Monitor, impressoras, plotter, caixas de som e Datashow.

Entrada e Saída (input / output) – Os dispositivos de entrada e saída, permitem que o utilizador envie informação para o computador e que o computador envie informação para o utilizador. Exemplo: modem, pen drive, cartão de memória

Aplicativos para Windows: Avast! Free Antivirus 7.0.1466, Google Chrome 21.0.1180.89, Mozilla Firefox 15.0, uTorrent 3.2 build 27825, Skype 5.10.0.116, AVG Anti-Virus Free 2012 12.0 Build 2197a5126, RealPlayer SP 1.1.5, Adobe Reader 10.1.4, Adobe Photoshop CS6 13.0.1, Virtual DJ Home Free 7.0.5, VLC Media Player 2.0.3, WinRAR 4.20, etc.

Aplicativos para Mac: Twitter para Mac, Sketchbook Express, StuffIt Expander, Remote Mouse, RAR Expander 0.8.4, VLC Media Player 2.0.3, Mozilla Firefox 15.0, uTorrent 1.7.6, Google Chrome 21.0.1180.89, Virtual DJ Home Free 7.0.4, Microsoft Office 2011 14.2.3, Adobe Photoshop CS6, Avast Free Antivirus for Mac 7.0, Adobe Reader X 10.1.4, Windows Media Player 9.0, Safari 6.0, etc.

Aplicativos para Linux: Google Chrome 21.0.1180.89, RealPlayer 11, Adobe Flash Player 11.2.202.238, Skype 4.0, Mozilla Firefox 15.0, AVG Anti-Virus Free Edition 2011.1408, RAR 4.2.0, Macbuntu 10.04 2.3, VLC Media Player 2.0.3, TeamViewer 7.0.9350, Adobe Reader 9.5.1, Nero Linux 4.0, etc.

Comparativos dos Sistemas Operacionais: Macintosh, Linux e Windows.

O sistema operacional Windows presente em 92% dos computadores de todo o mundo, de acordo com dados da NetApplications, com uma grande variedade de aplicativos e games faz com que o sistema seja adequado para os mais variados perfis de usuário.

O sistema operacional Macintosh é uma opção interessante para quem trabalha com artes gráficas, áudio e vídeo. Embora muitos dos aplicativos dessas áreas também existam para Windows, em boa parte das grandes empresas o desenvolvimento é feito na plataforma Macintosh.

O sistema operacional Linux é uma opção interessante, pois permite a possibilidade de acessar o código-fonte do sistema e de seus aplicativos torna o Linux um sistema interessante para estudantes de programação e profissionais dessa área. Embora muitos dos aplicativos dessas áreas também existam para Windows, em boa parte das grandes empresas o desenvolvimento é feito na plataforma Linux.

Hardware de Arquitetura abeta

A arquitetura aberta (atualmente mais utilizada, criada inicialmente pela IBM) é a mais aceita atualmente, e consiste em permitir que outras empresas fabriquem computadores com a mesma arquitectura, permitindo que o usuário tenha uma gama maior de opções e possa montar seu próprio computador de acordo com suas necessidades e com custos que se enquadrem com cada usuário.

Hardware de Arquitetura fechada

A arquitetura fechada consiste em não permitir o uso da arquitetura por outras empresas, ou senão ter o controle sobre as empresas que fabricam computadores dessa arquitetura. Isso faz com que os conflitos de hardware diminuam muito, fazendo com que o computador funcione mais rápido e aumentando a qualidade do computador. No entanto, nesse tipo de arquitetura, o utilizador está restringido a escolher de entre os produtos da empresa e não pode montar o seu próprio computador.


Postagem voltada para a matéria IMC do professor Luiz Alexandre

Postagem feita pelo grupo MAC OS (Danilo Vieira, Felipe Gonzalez, Kelly de Castro, Laíza Tauro, Raquel Vilione, Tayná Trindade, Thayná Fagundes).

Fonte1: http://exame.abril.com.br/blogs/ponto-gadget/2009/03/16/154345/

Fonte2: http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/07/24/windows+mac+ou+linux+9546054.html

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

MAC PLUS


MAC PLUS

Segundo site "hardware.com.br" :Lançado em Janeiro de 1986 o Mac Plus foi o sucessor do Macintosh 512k. Ele manteve o processador 68000 de 8 MHz e o monitor mono de 9", mas vinha com 1 MB de RAM e drive de disquete de 800 KB (double sided, o drive já usava as duas faces do disquete, armazenando 400 KB por face). Este foi ainda o primeiro Mac a usar uma porta SCSI externa e suportava um upgrade de memória para 2 ou 4 MB. Parte da memória RAM (até 128 Kb) podia ser usada para fazer cache de disco, o que melhorava consideravelmente o desempenho do HD.
O Mac Plus se tornou tão popular que foi descontinuado apenas em Outubro de 1990, totalizando 4 anos e 10 meses à venda nas lojas. Durante este tempo todo surgiram várias opções de upgrade, entre as opções mais populares estavam o Mac Performer e o Mac Performer Pro, upgrades de processador que substituíam o cansado 68000 por um 68030 de 16 MHz ou 32 MHz.

O Mac Plus era capaz de rodar do MacOS 3.3 (que vinha originalmente instalado) até o MacOS 7.5.5.

Postado por: Tayná Trindade
Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/mac-plus