Mac OS X v10.0 “Cheetah”
Esta foi a primeira versão do Mac OS X, lançado no dia 24 de março de 2001. Foi uma grande inovação nos sistemas operacionais da Apple por substituir o System que era considerado um clássico da Macintosh. Apresentou um novo conceito de código muito diferente dos modelos anteriores da Aple, o novo múcleo Darwin Unix-like e um novo sistema de administração de memória. Os computadores compatíveis com o novo sistema operacional eram o Power Macintosh G3, G3 B&W, G4, G4 Cube, iMac, PowerBook G3, PowerBook G4 e o iBook. Era necessário no mínimo, uma memória de 64 MB, mas o recomendado era de 128 MB. Um espaço no disco rígido de no mínimo 800 MB, mas o recomendado era de 1.5 GB.
Mac OS X v10.1 “Puma”
Segunda versão do Mac OS X, lançado no dia 25 de setembro de 2001, substituindo o Mac OS X v10.0 “Cheetah” como uma atualização dele sem nenhum custo distribuído pelos empregados da Apple e depois para os usuários do Macintosh em 25 de outubro do mesmo ano em que foi lançado. Esse sistema operacional foi mehor recebido que o Mac OS X v10.0 “Cheetah”, mas foi muito criticado pelos excessos de defeitos e falta de alguns recursos dos sistemas operacionais anteriores. Os computadores compatíveis com o sistema operacional Puma eram o Power Mac G3, G4, G4 Cube, iMac G3, DV, PowerBook, or iBook.
Mac OS X v10.2 “Jaguar”
Terceira versão do Mac OS X para desktop e servidores da série Mac OS X. O Jaguar foi lançado no dia 23 de agosto de 2002, substituindo o Mac OS X v10.1 “Puma”. O sistema operacional foi bem aceito pelos usuários por causa do avanço na estabilidade e velocidade do sistema, mas alguns ainda criticaram o sistema, pois diziam que ainda haviam muito o que arrumar e que a Apple não havia criado um sistema operacional muito amigável para o usuário. A partir do Jaguar, os sistemas operacionais da Apple começaram a ser anunciados no mercado pelos seus codinomes. Os computadores compatíveis com o Jaguar eram o Power Mac G3, G4, e os novos Power Mac G5, iMac, eMac, PowerBook G3 ou G4, ou iBook computer. Também era necessário uma quantia de memória RAM de 128 megabytes (Embora seja recomendado o uso de 256MB a 512MB, pois muitas pessoas que usaram Mac OS X v10.2.8 notavam que apenas o sistema operacional pode consumir de 96MB a 200MB). E um processador do tipo PowerPC G3, G4 ou G5.
Mac OS X v10.3 “Panther”
Quarta versão do Mac OS X da Apple para desktop e servidor. Foi lançado no dia 24 de outubro de 2003, substituindo o Jaguar. Os processadores compatíveis com o Panther eram o PowerPC G3, G4, ou G5. Também eram necessários um USB embutido, pelo menos 128 MB de RAM, 1.5 GB de espaço no disco rígido disponível, drive de CD, acesso a Internet com um provedor compatível; é necessário ter um iDisk e uma conta iMac.
Mac OS X v10.3 “Tiger”
Quinta versão do Mac OS X, foi lançado em 29 de abril de 2005, substituindo o Panther. Um dos seus novos recursos eram o Spotlight, sistema de busca, nova versão do navegador Safari, Dashboard, novo tema unificado e suporte aperfeiçoado para uso em processadores 64 bits. O Tiger foi a primeira versão do Mac OS X a trabalhar com máquinas Apple. A empresa diz que Tiger foi a versão mais bem sucedida da Mac OS X.
Mac OS X v10.3 “Leopard”
Sexta versão do Mac OS X, foi lançado no dia 26 de outubro de 2007, substituindo o Mac OS X v10.3 “Tiger” e esteve disponível em duas variantes: uma desktop, adequada para computadores pessoais e outra para servidor, Mac OS X Server. A Apple afirma que o Leopard possui mais de 300 melhorias, desde o núcleo do sistema operacional até componentes incluídos em aplicações e ferramentas para desenvolvedores. Ele traz um novo Dock, um Menu Bar. Possui suporte para escrita de 64-bit, um backup automático com um utilitário chamado Time Machine, suporte a Spotlight para buscas em várias máquinas e a inclusão do Front Row e o Photo Booth.
Mac OS X v10.3 “Snow Leopard”
Sétima versão do Mac OS X, foi lançado na última semana de agosto de 2009 como um sucessor do Leopard e uma versão de atualização disponível para os usuários dele por $29. O Snow Leopard se focou em performance, eficiência e menor consumo de energia ao invés de trazer novas funcionalidades para o usuário. Foi o primeiro Mac OS desde o System 7.1.2 a não suportar a arquitetura PowerPC, abandonado em virtude da nova linha de produtos baseados em Intel. Requisitos do Snow Leopard A Apple afirma os seguintes requisitos do sistema Snow Leopard, embora, para algumas aplicações específicas, tais como QuickTime H.264, aceleração de hardware e suporte OpenCL, seja necessário um processador de GPU (Nvidia 8600M GT ou superior): Computador Mac com um processador Intel (IA32 processadores como “Core Solo” e “Core Duo” serão limitados a 32 bits; a próxima arquitetura de processadores x86-64 será capaz de operar em modo 64 bits) 1 GB de memória RAM 5 GB de espaço em disco Unidade de DVD (interno, externo ou compartilhado). Pelo menos 5 GB de espaço em disco disponível, ou 12 GB de espaço em disco o usuário desejar instalar as ferramentas de desenvolvimento. O Snow Leopard não suportará Macs PowerPC (como Power Macs, PowerBooks, iBooks, iMacs e Mac minis fabricados antes de 2006).
Mac OS X "Mountain Lion"
O OS X Mountain Lion (atual) é muito mais que uma atualização de versão, ele é o primeiro passo da Apple no caminho integração completa de seu ecossistema, onde, com a ajuda do iCloud, o Mac, o iPhone, iPad e o iPod touch passam a fornecer serviços e aplicativos em comum.
OS X Mountain Lion é o novo sistema operacional da Apple. Nessa versão todas as funções que fizeram sucesso no iPhone, iPad e do iPod touch estão disponíveis no Mac. Agora você pode enviar mensagens pelo iMessages, colocar o seu Mac no Game Center, receber notificações e muito mais. Enfim, todas as características que consagraram o sistema no Desktop estão finalmente reunidas com as principais funcionalidades do IOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário