quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Macintosh

 As origens do Macintosh surgiram a partir da ideia do Jef Raskin – que faleceu aos 61 anos no dia 28 de fevereiro de 2005 - de criar um computador fácil de usar e barato. Em fevereiro de 1967, Jef estava autorizado a tocar o projeto, e a procura de um engenheiro capaz de produzir o primeiro protótipo do Mac. Foi aí que Bill Atkinson, membro da equipe do Apple Lisa, apresentou ao Jef o Burell Smith, um técnico recém contratado da Apple.

Curiosidade: o nome Macintosh deriva do tipo de maçã McIntosh, que era muito apreciada pelo Jef Raskin.



  O primeiro protótipo do Macintosh obedecia às configurações do Jef Raskin e contava com um processador Motorola 6805E, memória de 64KB e um monitor CRT com 256×256 de resolução em preto em branco. Um programador da equipe do Macintosh, Bud Tribble propôs que os programas gráficos do Apple Lisa fossem adaptados para o Macintosh e também se seria possível integrar o processador Motorola 68000 do Lisa ao Mac mantendo o baixo custo. Foi aí que Burell Smith desenvolveu uma placa que permitia rodar o Motorola 68000 em 8MHz, um aumento de 3MHz na sua frenquencia padrão de 5MHz, além disso, esse protótipo utilizava menos controladores de memória em relação ao Lisa e tinha uma tela de 9 polegadas com 384×256 pixels de resolução. 

Curiosidade: o comercial do Macintosh foi ao ar durante o intervalo final SuperBowl – campeonato de futebol americano e programa mais visto nos Estados Unidos – e foi visto por mais de 80 milhões de espectadores! Isso fez com que o comercial dirigido pelo diretor 
de cinema Ridley Scott se tornasse um marco e uma obra prima da publicidade.


Postado por: Laíza Tauro
Fonte:appleadicted.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário