quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sistema de Arquivos do Mac Os


NFS – Network File System

 É um sistema de arquivos criado com o objetivo de compartilhar arquivos e diretórios entre computadores de rede. Usando NFS, os usuários e programas podem acessar arquivos em sistemas remotos quase como se fossem arquivos locais. O NFS funciona da seguinte forma: um servidor e um cliente (ou mais clientes). O servidor exporta um determinado diretório ou arquivo para que seus clientes acessem remotamente como de fosse um arquivo local.

Vantagens: Amplia a disponibilidade da informação.

Desvantagens: Troca de informações através de uma rede, tornando-a vulnerável.

UFS – Unix File System


 Blocos reservados no início da partição (área de root), um superbloco e uma coleção de grupos de cilindros formam o UFS. Dentre outras coisas, cada grupo de cilindros possui i-nodes que armazenam as características das informações gravadas. Os i-nodes são enumerados sequencialmente. Após o surgimento do UFS, diversas melhorias foram implementadas e com o UFS2 veio a inicialização preguiçosa dos i-nodes, tornando-o muito mais rápido.
É utilizado e várias distribuições Unix e derivados.

Vantagens: Utiliza Soft Updates em alternativa ao journaling, que oferece como vantagem a possibilidade de se remontar imediatamente um volume (após um crash, por exemplo) por não ter um log de resposta a ser analisado como o .journal.

Desvantagens: A versão inicial, por ter sido desenvolvida a muito tempo, é bastante limitada no quesito limitação de tamanho de alocação.

HFS – Hierarchical File System


 Todos os dispositivos de armazenamento (exceto floppy) são organizados em volumes contendo quatro tipos de itens: arquivos, diretórios, diretórios thread e arquivos thread. Um catálogo de gravação é criado para cada informação (análogo ao i-node no UFS). Todo arquivo tem um número de identificação (similar à numeração do i-node no UFS).
É utilizado nos computadores Machintosh.

Vantagens: É o file system padrão do Mac, sendo assim, é recomendável a utilização do mesmo em sua versão mais recente (HFS+) que oferece diversas melhorias em relação ao seu antecessor e suporta jornailing.

Desvantagens: Limita-se a plataforma Machintosh, não podendo ser portado para PCs.


Postado por: Raquel Vilione
Fonte: http://x22univale.wordpress.com/2011/12/29/filesystem-sistemas-de-arquivos-varias-siglas-um-unico-resumo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário