domingo, 4 de novembro de 2012

Por que uma maçã?

Ronald Gerald Wayne (1934) é o fundador terceiro e pouco conhecido do computador empresa Apple (além de Steve Jobs e Steve Wozniak). Foi ele quem ilustrou o primeiro logotipo da Apple. Existem duas teorias para a maçã ter sido escolhida como símbolo da Apple:


  • A maçã mordida é uma referência a Newton, famoso por descobrir a lei da gravidade graças a uma maçã que caiu da macieira. Mordida, muito provavelmente, por conta de Adão e Eva, o que dá a sensação de experimentar o proibido. A maçã, que representa a ciência e a inteligência, a mordida da maçã que representa o pecado e o desejo, arco-íris que representa a imaginação ou fantasia, e cores ao contrário para representar a Anarquia, o desejo de ser diferente. 

  • A segunda teoria, é que o símbolo da Apple foi uma homenagem ao matemático britânico Alan Turing, que desenvolveu grandes pesquisas na área de computação. Ele é reconhecido pela teoria da computabilidade e pelo teste de Turing, muito conhecido em inteligência artificial. Alan Turing era um homossexual declarado. No início dos anos 50 foi humilhado em público, impedido de acompanhar estudos sobre computadores, julgado por "vícios impróprios" e condenado a terapias à base de estrogênio, um hormônio (hormona) feminino o que, de fato, equivalia a castração química e que teve o humilhante efeito secundário de lhe fazer crescer seios. Deprimido, em 7 de Junho de 1954, com apenas 41 anos, cometeu suicídio comendo uma maçã envenenada.
Postado por: Laíza Tauro
Fonte: 1, 2 (adaptado por Laíza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário