terça-feira, 20 de novembro de 2012

APPLE SUSTENTÁVEL

 ATUALIZAÇÃO AMBIENTAL DA APPLE DE 2008


Nos últimos anos, a Apple tem se preocupado em ser mais transparente com relação às medidas que adotamos para proteger o meio ambiente e tornar a nossa empresa mais sustentável. Nesta atualização ambiental, gostaria de informar nosso progresso e apresentar um sistema inovador de relatório que acreditamos ser único no mercado. 

REMOÇÃO DE MATERIAIS TÓXICOS

No ano passado, anunciamos uma meta sem precedentes: eliminar o PVC (cloreto de polivinil) e os componentes retardadores de chama bromados (BFR) dos produtos Apple até o final de 2008. Também anunciamos a remoção de mercúrio das telas e arsênico dos vidros dos monitores, assim como a transição para a tecnologia de diodo de emissão de luz (LED), com menor consumo de energia.
O maior desafio é a eliminação do PVC e dos BFRs, que outras empresas prometeram fazer em determinadas partes como as placas de circuito impresso e estruturas. Nós, em contrapartida, estamos removendo todas as formas de bromo e cloro dos produtos e não apenas o PVC e os BFRs. A Apple testou e qualificou milhares de componentes mecânicos e plásticos comprovadamente sem bromo e cloro. Estamos nos estágios finais de desenvolvimento e certificação de cabos de alimentação sem PVC.
Em junho de 2007, a Apple deu início à comercialização do MacBook Pro de 15 polegadas, com a primeira tela LED de 15,4 polegadas sem mercúrio. Em janeiro de 2008 atingimos outra meta com o lançamento do MacBook Air, o notebook mais fino do mundo e o primeiro com vidro sem arsênico e tecnologia de retroiluminação sem mercúrio. Mais recentemente, lançamos os primeiros iPods sem BFR e PVC e o iPhone 3G com tela sem mercúrio. A nova família de MacBook vem com telas LED e continua firme com o nosso compromisso como os notebooks mais ecologicamente corretos até o momento.
Tenho orgulho de anunciar que todos os desenhos dos novos produtos da Apple estão a caminho de atingir nossa meta para o final de 2008.

RECICLAGEM

Houve um aumento significativo nos programas de take-back de produtos da Apple desde a última atualização, quando estabelecemos as metas de reciclagem mais agressivas do mercado. Em 2007, nosso volume de reciclagem aumentou 57%, com a Apple coletando perto de 9,5 milhões de quilos de lixo eletrônico.
Você irá lembrar que nós medimos o nosso índice de reciclagem com base em um padrão proposto pela primeira vez pela Dell: comparamos o volume que coletamos com o peso total dos produtos que comercializamos há sete anos. Em 2007, chegamos a 18,4%, bem acima da nossa meta de 13%. Nossa meta para 2010 era de 28% e iremos batê-la em 2008, dois anos antes do prazo estabelecido.
A Apple oferece opções de take-back para os clientes em 95% dos países onde os nossos produtos são comercializados. Leia aqui mais sobre o nosso progresso com relação à reciclagem.

EMISSÃO DE CARBONO

No ano passado, prometi uma atualização sobre as emissões de carbono quando decidimos avaliar o real impacto ambiental da Apple. A maioria das empresas concentra-se nas emissões geradas em seus escritórios ou fábricas, mas descobrimos que elas são responsáveis por apenas uma pequena fração, ou seja, menos de 5%, dos gases do efeito estufa associados aos produtos eletrônicos.
Por isso decidimos medir as emissões em cada estágio do ciclo de vida de um produto, da produção e transporte, à sua utilização e eventual reciclagem. A partir de hoje, a Apple apresentará essas informações sobre cada produto que for lançado para que os nossos clientes entendam melhor o progresso que estamos fazendo.
Nossos novos Relatórios Ambientais de Produto, à disposição no link desta página, oferecem uma descrição detalhada da economia de energia, composição, embalagem e, o mais importante, as emissões de gases do efeito estufa, de cada produto. Nenhuma outra empresa do mercado fornece tantos detalhes sobre um produto.
E, logicamente, continuaremos empenhados em reduzir as emissões associadas aos produtos Apple. Isso significa torná-los mais eficientes em termos de tamanho e consumo de energia. Por exemplo, o iMac de 20 polegadas consome praticamente a mesma quantidade de eletricidade de uma lâmpada de 67 watts. Bem mais eficiente do que os nossos concorrentes disseram que iam fazer com os PCs há dois anos. 
Estamos encarando a questão em termos de produto, porque acreditamos que essa é a melhor forma de ajudar os nossos clientes a tomarem decisões abalizadas sobre as emissões de carbono e como reduzi-las. Gostaria demais que vocês lessem esses novos relatórios.
 
Steve Jobs
 
Fonte: http://images.apple.com/br/environment/reports/update.html
Postado por: Raquel Vilione

Nenhum comentário:

Postar um comentário